Antepassados Carnais e Culturais dos Brasileiros
as 12 dioceses na nova divisão tetrárquica do Império Romano implantada pelo Imperador Diocleciano por volta de 300 dC |
- Isabel I, de Castela e Fernando II, de Aragão, intitularam-se, abusivamente, Reis de Espanha.
- João II, de Portugal, protestou mas os Católicos não desistiram da soberba pretensão.
- Cronos, o Tempo, aceitou a tese d'os Católicos e hoje quando falamos em Hispanofalantes todos pensam que nos referimos aos povos que falam Castelhano, não aos que falam Basco, Catalão, Galego, Ladino ou Português, que também são Línguas Hispânicas.
- E como o que Cronos, o Tempo, aceitou está aceite… use Luso, Lusofalante, Lusófono, Lusíada, Lusístico.
- Luso é, tal como Heleno, o nome do mítico antepassado epónimo.
- Os Mazombos não eram Reinóis como os Mascates, eram Filhos da Terra, e, de igual modo, os Brasileiros não são Portugueses.
- Os actuais Brasileiros, os actuais Portugueses , os actuais Angolanos, etc., não são Lusos, são Lusodescendentes, filhos, netos, bisnetos, etc., dos Lusos que Luis Vaz de Camões cantou no seu poema épico Os Lusíadas.
- Quando falamos dos Gregos, e da Cultura Grega, falamos dos Helenos e da Cultura Helénica, mas quando falamos dos Mundo que Alexandre Criou falamos do Mundo Helenístico e da Cultura Helenística.
- Daí que eu tenha inventado as expressões Mundo Lusístico e da Cultura Helenística.
- É que não só a língua que é comum, sabe?
- É a língua, é a culinária, é a música, é uma "tradição trovadoresca" na qual se inserem, entre outros, Caetano Veloso e Zeca Afonso.
- É uma específica "forma de ver o mundo e a vida" que nos aparece em adágio, memes, do tipo: "Atenção que estamos todos no mesmo barco!", "Mais depressa se apanha um mentiroso que um coxo.", "Não pior cego é aquele que não quer ver.", "Vão-se os anéis, ficam os dedos.", etc., são imensos! E há que junta-lhe as lendas, das Mouras Encantadas ao Saci Pererê.
- Logo não chega falarmos em Lusofonia.
- “Diocleciano”. Wikipédia, a enciclopédia livre. Esta página foi editada pela última vez às 20h29min de 23 de setembro de 2019. Recuperada às 21h29min de 11 de outubro de 2019.