Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

coisas & loisas

coisas em que vou pensando e loisas de que gosto, ou não

coisas & loisas

coisas em que vou pensando e loisas de que gosto, ou não

Religiões Abraâmicas

03.07.22 | Álvaro Aragão Athayde

Aquenáton [1200 × 800].jpg

Aquenáton

 

Deus pronunciou todas estas palavras, dizendo:
«
Eu sou o SENHOR, teu Deus, que te fiz sair da terra do Egipto, da casa da servidão.
Não haverá para ti outros deuses na minha presença.
Não farás para ti imagem esculpida nem representação alguma do que está em cima, nos céus, do que está em baixo, na terra, e do que está debaixo da terra, nas águas.
Não te prostrarás diante dessas coisas e não as servirás, porque Eu, o SENHOR, teu Deus, sou um Deus zeloso, que castigo o pecado dos pais nos filhos até à terceira e à quarta geração, para aqueles que me odeiam, mas que trato com bondade até à milésima geração aqueles que amam e guardam os meus mandamentos.
Não usarás o nome do SENHOR, teu Deus, em vão, porque o SENHOR não deixa impune aquele que usa o seu nome em vão.
Recorda-te do dia de sábado, para o santificar. Trabalharás durante seis dias e farás todo o teu trabalho. Mas o sétimo dia é o sábado consagrado ao SENHOR, teu Deus. Não farás trabalho algum, tu, o teu filho e a tua filha, o teu servo e a tua serva, os teus animais, o estrangeiro que está dentro das tuas portas. Porque em seis dias o SENHOR fez os céus e a terra, o mar e tudo o que está neles, mas descansou no sétimo dia. Por isso, o SENHOR abençoou o dia de sábado e santificou-o.
Honra o teu pai e a tua mãe, para que se prolonguem os teus dias sobre a terra que o SENHOR, teu Deus, te dá.
Não matarás.
Não cometerás adultério.
Não roubarás.
Não responderás contra o teu próximo como testemunha mentirosa.
Não desejarás a casa do teu próximo. Não desejarás a mulher do teu próximo, o seu servo, a sua serva, o seu boi, o seu burro, e tudo o que é do teu próximo.
»

Perante o espectáculo dos trovões, dos relâmpagos, do som da trombeta e da montanha fumegante, o povo tremia e mantinha-se à distância. Disseram a Moisés: «Fala tu connosco, que nós escutaremos; mas que não fale Deus connosco, para que não morramos.» Moisés disse ao povo: «Não temais, pois foi para vos pôr à prova que Deus veio, e para que o seu temor esteja diante de vós, de modo que não pequeis.»

O povo manteve-se à distância e Moisés aproximou-se da nuvem escura, onde estava Deus.

Êxodo 20

 

A Sinagoga, a Igreja, a Mesquita, são Comunidades de Crentes, comunidades de pessoas que acreditam em Deus e nos seus Profetas, sendo a divindade em que todas três acreditam o Deus de Abraão, que todas três consideram ser O Único.

Quando os Crentes em lugar de adorarem a Deus adoram Mamon, o Dinheiro, ou Moloque, o Poder, a Sinagoga, a Igreja, a Mesquita, decaem, cindem-se, desagregam-se, extinguem-se, e as pessoas sofrem.

Castigo divino?

Se alguém achar que pode desafiar a Lei da Gravidade, que pode voar pelo seu próprio poder, e tentar, no Porto por exemplo, voar da Ponte da Arrábida à Ponte Luís I, acontece-lhe o quê?

Cai no rio, no Douro, e morre.

Castigo divino?

 

Jean-Léon Gérôme. Moses on Mount Sinai. [1200 × 712].jpg

Jean-Léon Gérôme. Moisés no Monte Sinai.

 

 

 

 

 

 

 

FIM